quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

"Seja sociável"


"Seja sociável"

Você e eu entendemos que "só seja sociável" não significa nada. Mas as pessoas assumem que isso é fácil pra todos e que você deve ser preguiçoso por não fazer o que é tão simples pra todo mundo. Então, quando você aponta isso, elas acham que você está sendo um chato ingrato, e fazem o melhor para te ferir pelo insulto.

Honestamente, quase sempre, é melhor sofrer sozinho. As outras pessoas só fingem se importar, e só pelo mais curto período de tempo possível. Depois disso, elas não podem ser incomodadas. A não ser que você esteja pagando, ninguém realmente se importa.

Os conselhos que as pessoas te darão quanto a isso serão de pessoas que tiveram vidas sociais normais e não poderiam se colocar no seu lugar. Você não vai receber nenhuma sugestão empática. As pessoas vão sugerir que você faça coisas patéticas em público que elas mesmas nunca fariam, como falar com um estranho num café, se aproximar de alguém que lê numa livraria, ir sozinho no parque e começar a falar com alguém sentado num banco. Basicamente, coisas estranhas que pessoas normais e sociais nunca fariam para conseguir fazer amigos.

Dizem que você precisa ter dinheiro pra fazer dinheiro. O mesmo se aplica para amigos, até onde eu saiba. Se você tem zero, você tem que declarar falência, você não consegue fazer merda nenhuma a não ser que alguém tenha pena e te ajuda a recuperar sua vida social.

A única coisa que pode funcionar, e só se você ainda for jovem, é se juntar a um grupo de promova algum tipo de atividade em grupo. O problema disso é que muitos reclusos não são fãs de qualquer tipo de atividade social, o que é o motivo de serem reclusos, pra começo de conversa. E também, você provavelmente não terá as habilidade sociais necessárias para se integrar suavemente entre seus colegas. Você ficará envergonhado e introvertido, e isso significa que as pessoas não vão querer ser vistas contigo.

As únicas pessoas que entendem sua situação são as mesmas que você e não sabem como sair desse buraco. Não há outras respostas. Aceite sua situação e aprenda a viver sendo sozinho por toda a vida.

E então você continua com sua vida, tudo está normal enquanto sua atenção está nos estudos, trabalho, TV, internet, etc. Porém, há momentos em que você se cansa dessas coisas e você começa a desejar algo mais; é uma ânsia por companhia e atenção. Não carência de atenção, mas a necessidade de dizer às pessoas algo sobre você mesmo, sobre suas experiências prazerosas na vida, sobre coisas que você gosta. Essa sensação de que você precisa colocar algo pra fora e espera que isso fará os outros felizes.

Mas você não consegue fazê-lo. Você está solitário. Quando você sai na rua, na escola ou no trabalho, todas as pessoas que você encontra parecem não ter rostos. Não literalmente, mas num sentido de que não faz diferença de quem são. Homens, mulheres, jovens, velhos. Lembrar delas é difícil, como também é difícil lembrar seus nomes e rostos. Instintivamente, você as trata como objetos com os quais você interage e perde sua empatia. Você começa a pensar sobre tudo estritamente sob uma perspectiva de primeira pessoa. "Mundo pequeno", dizem, mas você começa a perceber que seu mundo é menor ainda, muito menor. Você continua com sua vida e vê as pessoas falando nos celulares e começa a imaginar como seria se você tivesse alguém com quem falar. Você vê roupas da moda e imagina se as pessoas te achariam legal se você as vestisse. Você vê casais tendo momentos românticos, andando de mãos dadas, comendo sorvete, se abraçando. Você imagina como se sentiria ao ser tocado por alguém especial. Você viu pessoas conversando, bebendo e rindo e começa a imaginar o que fora tão engraçado.

Logo você se sente mais sozinho do que nunca. Você se sente vazio. Sua vida começa a parecer sem sentido e objetivos visíveis. Você percebe que por todo esse tempo esteve se afastando da sociedade. Você perdeu a capacidade de gostar da companhia de outras pessoas; elas parecem ser diferentes de você. Você perdeu suas habilidade sociais e criou barreiras mentais em torno de si para impedir que as pessoas se aproximassem de você. Você se sente nervoso e até ameaçado quando está no meio de pessoas que se divertem. E aí vem o pior: de repente, todas essas coisas se tornam insuportáveis, de uma só vez. Toda aquela necessidade natural por interação social, como seria melhor ter tido amigos e o quanto você perdeu da sua vida até agora. Você percebe que você precisa de outras pessoas para viver, mas que as outras pessoas não precisam de você.

Finalmente, seu cérebro estala e você sente como se seu pequeno mundo, onde você vive, estivesse entrando em colapso em torno de si. Você está cheio de tristeza a tal ponto que você poderia chorar. É só aí que você percebe que não há ninguém por perto pra te escutar. É uma espiral em descida que fica pior e pior enquanto o tempo passa.

Para resumir isto: você está fodido. Porque quando sua vida chega a tal distância do normal, você não pode mais voltar. Não há caminho de volta pra casa, pra começar de novo, pra consertar os erros do passado. Você tem 10 anos de caminho na direção errada nas costas. Pra consertar isso, você precisaria gastar 20 anos indo na direção certa, no dobro da velocidade, apenas pra alcançar.

Você precisa de amigos pra fazer amigos. Você precisa de dinheiro pra fazer dinheiro. Você precisa ter alguma base social pra te apoiar. Se você não tem nada, você não pode conseguir nada.

Tudo aquilo que você deveria ter construído até agora, não está feito. Você deixou apodrecer e não tem base pra construir as coisas que você deveria ter neste ponto da vida. Você sempre será um alienígena: evitado, expulso, visto como um estranho, fracassado sem amigos. Essa é apenas a natureza humana e o instinto tribal. Não importa pra onde você vá e o quanto você tente se integrar, isso te seguirá pra sempre.

Eu gostaria de te dizer que há uma saída de tudo isso, mas só há uma solução pragmática, real. Suicídio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário